Amarildo Cruz cobra ações que garantam igualdade racial em MS

Imagem: Deputado Amarildo Cruz
Deputado Amarildo Cruz
20/11/2009 - 10:49 Por: Adriano Furtado    Foto: Higa

O deputado Amarildo Cruz (PT) disse hoje cedo que realiza a defesa dos projetos que buscam a garantia de igualdade racial em Mato Grosso do Sul porque "idealiza um estado mais justo".

O parlamentar proponente da sessão solene em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, denunciou os crimes de ódio racial e voltou a pedir a criação da Delegacia especializada em Crimes de Racismo e a efetiva aplicação da lei n° 3.594, de sua autoria que prevê cota de 10% das vagas para negros aprovados em concursos públicos estaduais. Segundo Amarildo, o serviço público em Mato Grosso do Sul conta com menos de 3% de negros nos cargos.

Na abertura da sessão solene, o deputado também cobrou a aplicação da lei federal 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira nas redes de ensino fundamental e médio do país. O parlamentar também pediu apoio ao projeto de lei que tornaria feriado estadual o dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares.

"Precisamos lembrar a contribuição extremamente importante dessa liderança para a história do país. Não é mais um dia de folga, para não ir trabalhar. É mais uma data para aprofundar a discussão, participar de debates e solenidades como essa realizada hoje na Assembleia legislativa", afirmou o parlamentar.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.