Maus hábitos e sedentarismo são causas do diabetes

Imagem:
23/11/2009 - 09:38 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

Maus hábitos alimentares, sedentarismo e obesidade são as principais causas do diabetes. O alerta foi feito pela nutricionista Agenar Arantes, que ministrou a palestra "Alimentos, nutrição e informação" no Plenarinho Nelito Câmara, na Assembléia Legislativa.

A programação foi promovida pelo Centro de Saúde da Assembléia Legislativa para orientar os funcionários sobre os riscos de desenvolver o diabetes. A outra causa é a genética. A prevenção pode ser feita com exercícios físicos e alimentação equilibrada.

Agenar defendeu uma dieta inteligente e correta, que respeite os hábitos e variações individuais de cada pessoa. Durante a apresentação, ela fez a recomendação da seguinte dieta:
- café da manhã: pão integral com requeijão light e leite desnatado com café;
- lanche, entre 9h30 e 10h: uma fruta
- almoço: salada cruz, carne magra (de preferência peixe ou frango), legumes cozidos ou refogados, feijão
- sobremesa: fruta ou gelatina ligth (zero açúcar)
- lanche da tarde, 16h: barra de cereal ou fruta
- jantar: o mesmo cardápio do almoço, mas em menor quantidade;
- ceia: iogurte light ou suco ou chá ou fruta

Os principais fatores de risco do diabetes: obesidade e sobrepeso; falta de atividade física, intolerância à glicose identificada por exames, hábitos alimentares não saudáveis, histórico familiare de diabetes, pressão e colesterol altos, aumento do volume de líquido amniótico ou polidramnio.

Os sintomas da doença são: urinar com frequência e sede excessiva, fome aumentada e perda de peso; sensação de formigamento ou torpor nas mãos e pés, infecções frequentes e feridas de difícil cicatrização, falta de concentração e de interesse em atividades rotineiras, cansação e visão embaçada, vômitos e dores de estômago.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.