Desafio do Ceará é garantir a qualidade dos recursos hídricos

Imagem:
23/11/2009 - 10:59 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

O grande desafio do Estado do Ceará, com 8 milhões de habitantes, é garntir a qualidade da água, segundo o representante da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará, Francisco Teixeira.

Na manhã desta segunda-feira no Plenário Júlio Maia, durante o 2º Ciclo de Debates sobre a Gestão Integrada de Recursos Hídricos no Brasil, promovido pelo Senado Federal, ele ainda detalhou o Plano Estadual elaborado pelo Conelho de Altos Estudos da Assembléia Legislativa do Ceará.

De acordo com Teixeira, o Ceará conseguiu garantir água por meio da construção de barragens e adutoras. Somente de rios, são 2.500 quilômetros perenizados por ano, porque todos secam durante a estiagem.

Para garantir a qualidade dos recusos hídricos, ele explicou que é preciso uma política pública de saneamento ambiental, como destinação correta do lixo, esgoto, controle de resíduos industriais e da agricultura.

Francisco Teixeira ainda detalhou a construção do Plano Estadual de Recursos Hídricos, que será lançado no dia 3 de dezembro deste ano. O projeto foi entregue ao governador pelo presidente da Assembléia.

A elaboração da proposta pelo Conselho de Altos Estudos resultou no Pacto das Águas, que contou com a participação de especialistas e prefeituras durante as audiências públicas e reuniões técnicas.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.