Empresa pode destinar IR para infância para obter incentivo

Imagem: Deputado Pedro Teruel
Deputado Pedro Teruel
26/11/2009 - 10:26 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

Projeto de lei do líder do PT, deputado estadual Pedro Teruel, apresentado hoje, prevê que as empresas interessadas em obter incentivos fiscais do Estado também passem a destinar parte do Imposto de Renda para ao Feinad/MS (Fundo Estadual para a Infância e a Adolescência).

A proposta altera a Lei Complementar 093, de 5 de novembro de 2001, que institui o MS-Empreendedor (Programa Estadual de Fomento à Industrialização, ao Trabalho, ao Emprego e à Renda).

Para obter o incentivo, a empresa deverá assumir o compromisso de destinar anualmente, até o dia 30 de dezembro, ao Feinad/MS parte do Imposto de Renda devido. A proposta deverá ser apresentada junto com o projeto para obter o incentivo.

"É importante ressaltar que, pessoa jurídica optante pelo lucro real pode destinar até 1% do imposto devido, sem qualquer ônus para a empresa, e a pessoa física, que física, que apresenta declaração de ajuste anual no modelo completo, pode destinar até 6% do imposto devido, sem prejudicar outras deduções, tais como dependentes, saúde, educação e pensão alimentícia", justificou-se.

Ele explicou que as doações são deduzidas do imposto de renda como uma forma de incentivo do Governo federal, já que o valor destinado é considerado como adiantamente do imposto, onde o contribuinte apenas direciona parte do tributo devido.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.