Pedro Kemp critica redução das aulas de literatura em MS
Deputado Pedro Kemp
01/12/2009 - 11:24
Por: Adriano Furtado
Foto: Giuliano Lopes
Para cumprir a lei 11.161 de 5 de agosto de 2005, a secretaria vai suprimir pela metade o número de aulas de literatura para introduzir a nova disciplina.
Desta forma, os 80 mil alunos do ensino médio da rede estadual de ensino passariam a ter, por semana, uma aula de literatura e uma de lingua espanhola.
"Os alunos não vão aprender nem uma e nem outra disciplina. Vai haver faz-de-conta no currículo escolar", disse Kemp durante o uso da tribuna no Grande Expediente.
O parlamentar disse que a proposta está gerando revolta entre os professores de literatura, que vão perder carga horária em sala de aula. "Não houve a discussão necessária sobre a mudança curricular", afimou Kemp.
O deputado Professor Rinaldo (PSDB), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, anunciou que nesta quarta-feira, dia 2, os deputados participarão de reunião para discutir a polêmica na Secretaria de Estado de Educação.
Lei Federal - Com a implementação da Lei n° 11.161/2007, é exigido que o Brasil, até 2010, conte com um contingente de mais de 26 mil professores de espanhol nas escolas públicas de ensino médio. De acordo com dados da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), o país já tem mais de 12 mil professores aptos a ensinar a língua espanhola nas escolas.
A meta, segundo o Ministério da Educação, será atingida por meio de um esforço conjunto entre governo e universidades para aumentar o número de vagas para licenciatura do curso de letras na modalidade espanhol. O Ministério também está firmando parcerias com secretarias estaduais de ensino para contratação de novos professores, formação inicial, continuada, aperfeiçoamento e capacitação dos professores em exercício.
* com informações do Conselho Estadual de Educação
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.