Projetos de Duarte nominam Fórum e Tribunal do Júri em Corumbá

Imagem: Deputado Paulo Duarte
Deputado Paulo Duarte
09/12/2009 - 11:27 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Paulo Duarte (PT) apresentou dois projetos de lei, na sessão desta quarta-feira, que denominam os próprios públicos do Poder Judiciário em Corumbá.

O prédio do Fórum da Comarca de Corumbá passa a ser denominado Fórum Doutor Walter Mendes Garcia. Ele morreu em 2 de dezembro deste ano aos 69 anos de idade. "Foi um ser humano incansável. Envolveu-se numa infinidade de grandes projetos e dedicou-se a cada um deles como se fosse o último de sua jornada", justificou-se Duarte.

Advogado inscrito na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em 1973, ele foi presidente da subseção da entidade em COrumbá em quatro oportunidades: de 1983 a 85, de 87 a 89, de 93 a 95 e de 1995 a 97.

Já o outro denomina de Tribunal do Júri Dr. Barnabé Antônio Gondim da Comarca de Corumbá. Ele atuou como juiz de Corumbá nos anos de 1910 a 1927. "Tempos em que os indicadores da criminalidade eram estarrecedores, principalmente, na região do Rio Apa e fronteira com o Paraguai", destacou o petista. Ele contou que na época quadrilhas de paraguaios invadiam a região para cometer toda sorte de crimes contra os brasileiros.

"Dr. Barnabé, homem simples, justo e íntegro, em uma de suas sentenças, contrariou interesses poderosos, ao condenar um fazendeiro da região. Em razão de sua decisão, foi covardemente assassinado no dia 21 de abril de 1927", contou o parlamentar.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.