Ninguém pode fazer justiça com as próprias mãos, afirma Pedro Kemp
Deputado Pedro Kemp
10/12/2009 - 11:15
Por: Adriano Furtado
Foto: Giuliano Lopes
Durante o uso da tribuna no Grande Expediente da sessão ordinária desta quinta-feira, dia 10, o parlamentar declarou que "ninguém pode fazer justiça com as próprias mãos" e denunciou que no Estado estão sendo adotados "dois pesos e duas medidas diferentes" na atuação policial durante os conflitos agrários.
O parlamentar cobrou a apuração dos responsáveis pela morte dos irmãos Rolindo Vera e Genivaldo Vera, em Paranhos, e pelas agressões cometidas contra índios em Iguatemi. "Quero lei para todos: brancos e índios", afirmou Kemp.
O deputado Amarildo Cruz (PT) congratulou Kemp pelo pronunciamento e afirmou que o Estado tem se omitido, gerando ainda mais intolerãncia no campo.
Já o deputado Zé Teixeira (DEM), afirmou que os conflitos são agravados pela inoperância da Polícia Federal, constitucionalmente responsável pela apuração dos crimes envolvendo indígenas, e pela incompetência da Funai, que deveria prestar assistência nas aldeias. O parlamentar do Democratas responsabilizou o governo Lula pela situação.
Direitos - No dia em que se comemoram os 61 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, Kemp afirmou que a violência contra as populações indígenas é o principal símbolo do desrespeito aos direitos humanos em Mato Grosso do Sul.
O petista disse que a carta da ONU "é a idéia mais bonita construída pela humanidade, porque prega a igualdade entre todos os seres humanos". "Em um mundo de tanto preconceito e discriminação, precisamos nos lembrar sempre da declaração e combater a violência", assegurou Kemp.
Esboçada principalmente por John Peters Humphrey, do Canadá, mas também com a ajuda de várias pessoas de todo o mundo - Estados Unidos, França, China, Líbano entre outros, a declaração delineia os direitos humanos básicos.
* com informações da Wikipedia
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.