Líderes adiam para 2010 votação de doação de área para UFMS

Imagem: Presidente Deputado Jerson Domingos em conversa com os Líderes de Bancada.
Presidente Deputado Jerson Domingos em conversa com os Líderes de Bancada.
17/12/2009 - 12:06 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

Não houve acordo de lideranças e a votação do projeto de lei que autoriza a doação de dois hectares para a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) no Parque dos Poderes. A instituição terá R$ 12 milhões do MEC (Ministério da Educação) para construir o prédio da Fadir (Faculdade de Direito).

Os deputados suspenderam a sessão para discutir a proposta com a equipe da UFMS, mas não houve acordo. Segundo o vice-líder do Governo, deputado estadual Márcio Fernandes (PTdoB), os parlamentares levantaram questões ambientais, concetuais e de mobilidade urbana.

A primeira é a questão ambiental, que resultaria na derrubada de aproximadamente 20,5 mil metros quadrados da reserva. Também foi considerada a questão de mobilidade, já que o tráfego de veículos fica congestionado no horário de pico na Avenida Mato Grosso.

O líder do Governo, deputado Youssif Domingos (PMDB), afirmou que também foi considerada a questão da construção ser no Parque dos Poderes, que foi idealizado para centralizar todos os poderes.

Líder do PT, deputado estadual Pedro Teruel afirmou que a proposta não será analisada porque o Governo encaminhou na penúltima sessão e precisa ser melhor debatida. Ele destacou que o Estado vem discutindo a instalação da Fadir desde o primeiro semestre e até chegou a mudar de local, já que a primeira proposta seria ao lado do Tribunal de Justiça.

Já o líder do PSDB, Professor Rinaldo se manifestou favorável ao projeto, que contemplaria um dos melhores cursos de Direito do Brasil. Ele avaliou que não existe impedimento.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.