Projeto de Mochi institui Semana Estadual da Adoção em MS

Imagem: Deputado Júnior Mochi
Deputado Júnior Mochi
04/02/2010 - 10:01 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

Projeto de lei do deputado estadual Júnior Mochi (PMDB), apresentado na sessão ordinária desta quinta-feira, institui a Semana Estadual da Adoção de Crianças e Adolescentes em Mato Grosso do Sul. O evento será realizado anualmente na semana em que se insere o Dia Nacional de Adoção, 25 de maio, instituído pela Lei Federal 10.447, de 9 de maio de 2002.

As atividades da Semana Estadual da Adoção têm a finalidade de garantir um momento de reflexão e a realização de campanhas de conscientização e sensibilização da população acerca de adotar uma criança ou adolescente.

"Mato Grosso do Sul, por sua vez, é um estado privilegiado no que se refere ao estudo e práticas no campo da adoção, possuindo exemplos de medidas arrojadas e comprometidas com crianças e adolescentes", citou Mochi.

Ele destacou o GAAM (Grupo de Apoio à Adoção Manjedoura) e a Abraminj (Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude), presidida pelo desembargador Joenildo de Souza Chaves.

Neste ano, de 3 a 5 de junho, o XV ENAPA (Encontro Nacional de Apoio à Adoção) será realizado em Campo Grande.

Cadastro - Levantamento realizado em maio do ano passado pelo Cadastro Nacional de Adoção revela que 76 crianças e adolescentes, sendo 39 meninos e 37 meninas, estavam disponíveis para adoção no Estado.

De acordo com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), 30 possuem de 10 a 15 anos, 27 de 5 a 10 anos, 11 acima de 15 anos e oito menos de cinco anos de idade.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.