Deputado propõe energia solar em habitações populares

Imagem:
09/02/2010 - 11:21 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

Projeto de lei do deputado estadual Coronel Ivan (PRTB), apresentado na sessão desta terça-feira, dispõe sobre a utilização da energia solar nas unidades dos programas de habitações populares públicos ou subsidiados com recursos do Governo do Estado.

Considera-se sistema de aquecimento de água por energia solar, o conjunto formado por coletores solares, reservatórios térmicos, aquecimento auxiliar, acessórios e suas interligações hidráulicas que funcionam por circulação natural ou forçada.

O sistema de energia solar deverá ser dimensionado para atender, no mínimo, a 60% de toda a demanda por água quente. Para o Coronel Ivan, a proposta promove cidadania, já que reduz os gastos com energia elétrica.

"A redução do consumo de energia elétrica, com a consequente redução dos valores cobrados nas contas, é fator fundamental do projeto, visto que a proposta tem como alvo habitações populares", justificou-se.

O chuveiro elétrico é uma das maiores fontes de consumo de energia de uma residência. Ficando ligado em média 40 minutos por dia, numa família com 3,8 pessoas, o consumo anual é de 1.204 KWh. Além da economia na conta de luz, considerada uma das mais caras do País, segundo o Coronel Ivan, a proposta garante qualidade de vida, já que o "banho quente é mais do que um conforto".

No ano passado, o projeto de lei do deputado foi vetado pelo governador André Puccinelli(PMDB). A diferença é que neste a proposta é preferencial, enquanto a outra obrigava a instalação de energia solar nas residências construídas pelo Estado.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.