Assembléia comemora Dia Estadual da Ordem Demolay

Imagem: O grande mestre estadual da entidade, Vanderley Buchara Brito de Alencar
O grande mestre estadual da entidade, Vanderley Buchara Brito de Alencar
18/03/2010 - 10:50 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

Instituído por lei estadual, o Dia Estadual da Ordem Demolay foi comemorado na sessão ordinária desta quinta-feira da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul. O grande mestre estadual da entidade, Vanderley Buchara Brito de Alencar, 45 anos, e o mestre conselheiro estadual Luís Fernando Saueia Marques, 19, ocuparam a tribuna durante o grande expediente.

Alencar contou que a Ordem Demolay, com o apoio da Maçonaria, foi fundada em 1919 nos Estados Unidos. Jacques Demolay foi perseguido e queimado vivo pela perseguição em 18 de março de 1314. Ele é considerado um mártir e exemplo de heroísmo e fidelidade para os jovens, de 12 a 21 anos, que integram a ordem.

No Brasil, a Ordem Demolay foi fundada em 16 de agosto de 1980 por Alberto Mansur, ao instituir o primeiro capítulo no Rio de Janeiro. Hoje, são mais de 700 organizações no País.

Os principais da instituição são amar e respeitar todas as mulheres, servir a Deus, ser leal aos amigos, ser patriota em tempos de guerra e de paz e ser cortez e cavalheiro.

Já Luís Fernando destacou as campanhas sociais da Ordem Demolay. Ele citou a campanha para arrecadar livros para montar uma biblioteca numa cidade do interior do Estado. Também incentiva a doação de sangue e de medula óssea.

Em Mato Grosso do Sul, a organização está presente em 9 municípios e planeja chegar a São Gabriel do Oeste, Maracaju e Aquidauana.

Autor da lei estadual, que instituiu o Dia da Ordem Demolay, o deputado Júnior Mochi (PMDB) destacou a sanção pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de lei que torna a data nacional.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.