Governo envia 15 projetos sobre reajuste de funcionalismo público

Imagem: Deputado Youssif Domingos
Deputado Youssif Domingos
24/03/2010 - 10:59 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

O governador André Puccinelli (PMDB) enviou, na sessão ordinária desta quarta-feira, 15 projetos de lei e de lei complementar propondo reajuste linear de 5% nos vencimentos de 46 mil servidores públicos estaduais da ativa, aposentados e pensionistas.

Segundo o líder do Governo no legislativo, deputado estadual Youssif Domingos (PMDB), os projetos deverão ser aprovados até quarta-feira, 31 de março. Pela lei eleitoral, as leis deverão ser sancionadas e publicadas até 3 de abril deste ano, seis meses antes das eleições.

Domingos disse que o reajuste será linear de 5%, acima da inflação. Mas haverá percentuais diferentes para algumas categorias. Os funcinários da saúde vão incorporar o abono de R$ 150 e mais o aumento de 5%. O governador ainda prometeu emitir um decreto para corrigir as gratificações pagas pelos plantões.

Os policiais militares, segundo o líder do Governo, terão antecipado em um ano o plano de reajuste salarial previsto até 2014. Com isto, o percentual da categoria deverá atingir 9% neste no, já que a categoria receberá o aumento previsto para este ano e 2011.

O maior percentual deverá ser concedido aos peritos criminais, de 7%. Já os administrativos da Secretaria de Fazenda, terão correção de 7%. Os agentes penitenciários vão ter o quadro reorganizado, com a possibilidade de promoções, com a aprovação do projeto de lei encmainhado hoje.

O líder do PT, deputado estadual Amarildo Cruz afirmou que haverá acordo para votar os projetos desde que as propostas tenham o aval dos funcionários.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.