Estudante do 8º ano do fundamental defende ética na política

Imagem:
07/04/2010 - 10:21 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

O estudante João Pedro Aparecido Ribas de Souza, 12 anos, do 8º ano do ensino fundamental da Escola Alexandre Fleming, falou sobre ética na sessão ordinária desta quarta-feira na Assembléia Legislativa.

Ele participa do projeto Eleições 2010, realizado pelo estabelecimento de ensino, que simulará as eleições deste ano. Os estudantes do 8º ano são candidatos a deputado estadual e federal e os do 9º ano, a presidente e vice-presidente da República.

Souza defendeu ética na política para melhorar a vida das pessoas e desenvolver o Brasil. Ele disse que a democracia é a ação consciente do cidadão.

"Os estudantes devem saber um pouco mais para votar no futuro, para não eleger políticos que não representem bem", afirmou o adolescente, que admitiu ter ficado nervoso ao usar a tribuna do Plenário Júlio Maia.

João Pedro Aparecido Ribas de Souza disse que o projeto é um reflexão sobre a importância da política na vida e no desenvolvimento da nação brasileira. Ele disse que os políticos devem representar a esperança, interesses sociais e a dignidade humana.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Maurílio da Silva, 44 anos, a proposta tem o objetivo de desperter interesse dos alunos para a ética na política. Cerca de 140 alunos participam da sessão da Assembléia hoje.

A votação terá a participação de 380 alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental no dia 3 de maio deste ano. O Projeto Eleições 2010 envolve as turmas do período matutino.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.