Coronel Ivan propõe cirurgia plástica para vítimas de agressão física

Imagem:
04/05/2010 - 10:23 Por: Adriano Furtado    Foto: Giuliano Lopes

As mulheres vítimas de agressão que resultem em danos ou deficiências estéticas poderão ter atendimento preferencial de cirurgia plástica reparadora nos serviços públicos de saúde.

O projeto que cria o Regime Especial de Atendimento foi apresentado nesta terça-feira, dia 04, pelo deputado Cortonel Ivan (PRTB).

Pela proposta, a mulher vítima de agressão que resulte em dano a integridade físico-estética - atestado por laudo médico - terá prioridade no atendimento cirúrgico pode meio de cadastro na Secretaria de Saúde do Estado.

Ainda pelo projeto, os hospitais, os pronto-atendimentos, os pronto-socorros e unidades básicas de saúde da rede pública deverão informar as mulheres agredidas sobre o acesso gratuito à cirurgia plástica.

"Lamentavelmente, são comuns os casos de agressões que deixam como sequelas queimaduras ou cortes profundos nos corpos das vítimas, marcando-as física e psicologicamente, e trazendo como consequência a destruição de sua auto-estima e o afastamento do convívio social", justifica Coronel Ivan.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.