Sou uma nova mulher após largar o cigarro, diz Mara Caseiro

Imagem: Mara durante palestra em Aquidauana
Mara durante palestra em Aquidauana
01/06/2011 - 15:22 Por: Fernanda França - Assessoria de Imprensa    Foto: Gesau

A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) foi na noite desta terça-feira (31) uma das palestrantes do evento “Aquidauana respire e viva”, em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco.

Com o tema “Tabagismo x Escola: um ambiente 100% livre de tabaco”, a parlamentar falou sobre a importância de uma juventude livre de vícios, sobretudo do cigarro, que por ser uma droga lícita envolve grande parcela desta faixa populacional.

Durante a palestra, que aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Aquidauana, Mara contou seu próprio testemunho de ex-fumante e disse que se tornou uma nova pessoa após deixar o vício.

“Como o cigarro é liberado, a gente acha que não faz mal e se destrói sem perceber. Mas um dia, eu disse que esse vício não ia me dominar, e parei. Hoje sou uma nova mulher, tenho outra vida, outro estímulo após deixar o cigarro”, discursou. “É maravilhosa a vida sem esse vício”, continuou.

A deputada também reforçou seu testemunho lembrando da morte de seu pai, com efisema pulmonar, umas das doenças causadas pelo fumo.

“O médio deu seis meses de vida para meu pai. Ou ele parava de fumar, ou ele morria. Ele parou, viveu mais 12 anos, mas não foram anos bem vividos. Neste período, ele foi internado por diversas vezes, e só respirava por meio de um balão de oxigênio”, revelou.

Para a parlamentar, as pessoas não podem permitir que nenhuma droga, seja lícita ou proibida, “tire seu poder de decisão”.

Mara Caseiro finalizou sua palestra destacando dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). Conforme estimativas do órgão, quase 6 milhões de pessoas devem morrer em 2011 vítimas de doenças causadas pelo cigarro. Destas, pelo menos 600 mil serão fumantes passivos.

Ela também destacou que o tabagismo foi um dos temas discutidos na audiência pública comandada por ela no último dia 11 de maio, sobre a Consciência Jovem e a Segurança nas Escolas de Mato Grosso do Sul.

Outros temas

Outros dois profissionais palestraram na noite desta terça-feira sobre os males causados pelo tabaco. A primeira delas foi a enfermeira Déborah Luziana Marcon de Melo, coordenadora municipal do DANTS (Doenças e Agravos não Transmissíveis) de Aquidauana. Ela discorreu sobre o perfil epidemiológico do fumo no município.

Já o engenheiro ambiental Kariston Adriel Machado, fiscal da vigilância estadual, palestrou sobre as ações da Vigilância Sanitária para um ambiente 100% livre de tabaco.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.