Mara Caseiro promove debate sobre os avanços da odontologia em MS

Imagem: Mara promove debate com especialistas em Odontologia
Mara promove debate com especialistas em Odontologia
20/06/2011 - 15:01 Por: Fernanda França - Assessoria de Imprensa    Foto: Fernanda França

A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) promoveu nesta segunda-feira (20) debate sobre os avanços da Odontologia em Mato Grosso do Sul e a atuação do CRO (Conselho Regional de Odontologia) no Estado.

As discussões vão ao ar na próxima semana na TV Assembleia (Canal 9 da NET – TV a Cabo).

Cirurgiã dentista de formação, a deputada comandou o debate que também contou com a participação do presidente regional do CRO, Francisco Grilo, e do tesoureiro da instituição, Silvano Silvestre.

Durante o debate, foram discutidos temas como a fiscalização do exercício ilegal da profissão e de propagandas enganosas a respeito de serviços prestados por clínicas odontológicas do Estado.

Mara afirmou que está estudando uma forma de coibir esse tipo de propaganda ilícita nos municípios de Mato Grosso do Sul, já que os pacientes, nestes casos, acabam sendo ludibriados por propostas de serviços muito abaixo do preço de mercado.

“O profissional responsável e compromissado com seu paciente deve informar, por exemplo, que tipo de material está utilizando nos procedimentos, já que existe diferença de qualidade destes materiais, e isso influencia diretamente no preço do serviço prestado”, observou.

Serviço Público

Segundo a deputada, também foram debatidos os avanços no serviço público em odontologia, sobretudo o anúncio feito no mês passado pelo ministro Alexandre Padilha de que as próteses e aparelhos ortodônticos serão inclusos na tabela do SUS (Sistema Único de Saúde), conforme adesão de estados e municípios.

Conforme dados da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, 35% da população brasileira possui alguma disfunção que necessita de tratamento ortodôntico.

De acordo com o coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, esses novos tratamentos serão ofertados na medida em que os serviços forem sendo implantados nos Centros de Especialidades Odontológicas.

As equipes de Saúde Bucal, segundo o coordenador, farão a busca e a identificação dos casos prioritários, que serão encaminhados aos centros para realizarem os tratamentos indicados.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.