Mara Caseiro articula implantação de centro regional de hemodiálise em Naviraí

Imagem: Mara se reúne com lideranças de Naviraí para discutir o projeto
Mara se reúne com lideranças de Naviraí para discutir o projeto
30/06/2011 - 13:18 Por: Fernanda França - Assessoria de Imprensa    Foto: Neiva Veiga

A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) está articulando a implantação de um centro de hemodiálise regional no município de Naviraí, Conesul do Estado.

O assunto foi discutido na segunda-feira (27) com a secretária municipal de Saúde, Maria Cristina Gradella. De acordo com ela, o centro de hemodiálise reduziria a distância e o tempo de espera para os pacientes.

Em toda a região, conforme a secretária, cerca de 60 pessoas precisam se deslocar para Dourados e Ponta Porã para realizar a hemodiálise. Além do tempo gasto durante a viagem, ainda permanecem quatro horas passando pelo tratamento.

Durante a reunião na presidência da Câmara, lideranças políticas e empresariais também prometeram empenho em favor da instalação do centro regional de hemodiálise. Entre eles, o diretor da Copasul, Sakae Kamitani, que faz tratamento em Umuarama e sabe das dificuldades enfrentadas pelos pacientes.

Ele promteu trazer para Naviraí um projeto completo para a instalação do centro.

A secretária de saúde também enfatizou a disposição da prefeitura em doar um terreno para construção do centro e lembrou que já entrou em contato com profissionais da área dispostos a virem para Naviraí trabalhar no projeto.

A deputada Mara Caseiro, que já apresentou indicação no plenário da Assembleia Legislativa solicitando a construção da unidade regional de hemodiálise, se dispôs a interceder junto ao governador André Puccinelli (PMDB) e à secretária de Estado de Saúde, Beatriz Dobashi, para a viabilização o projeto.

Cópia da indicação, em caráter de urgência, foi encaminhada também aos deputados Geraldo Resende (PMDB) e Fábio Trad (PMDB) e aos senadores Delcídio do Amaral (PT) Waldemir Moka (PMDB), acionados para viabilizar recursos federais.

"Vamos trabalhar para que cada cidade do Conesul tenha um centro específico, seja de cardiologia, odontologia, ortopedia ou oftalmologia, para que toda a região seja contemplada sem a necessidade de viagens para Campo Grande, Dourados e Cascavel”, declarou a deputada.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.