Mara Caseiro quer inclusão de psicólogos e assistentes sociais no PSF

Imagem: Deputada durante as discussões promovidas pela comissão especial da Câmara.
Deputada durante as discussões promovidas pela comissão especial da Câmara.
01/07/2011 - 11:06 Por: Fernanda França - Assessoria de Imprensa    Foto: Leandro Ferreira

A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) quer a inclusão de psicólogos e assistentes sociais no PSF (Programa Saúde da Família) em Mato Grosso do Sul.

De acordo com ela, os Capes (Centros de Atenção Psicossocial) prestam serviço de extrema importância, mas não possuem sede em todos os municípios. Assim, muitos dependentes de álcool e outras substâncias químicas, além de pessoas com transtornos psicológicos, deixam de ser atendidos.

Por outro lado, as equipes do PSF existem em todas as cidades de Mato Grosso do Sul, e a inserção de novos profissionais poderia suprir de imediato esta demanda.

“Seria uma forma imediata de trazer solução e algum resultado para o acompanhamento e tratamento desses dependentes”, comentou Mara Caseiro.

Hoje, as equipes do PSF trabalham com a identificação dos problemas e riscos mais comuns nas comunidades e, junto com elas, elaboram programas e procedimentos de vigilância epidemiológica.

Durante as visitas domiciliares, segundo a deputada, estes psicólogos e assistentes sociais “seriam de vital importância para identificar e encaminhar para tratamento as pessoas com problemas de alcoolismo e dependência química”.

A proposta da deputada deve fazer parte do relatório final da Comissão Especial de Bebidas Alcoólicas da Câmara dos Deputados. O relator, deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), esteve em Campo Grande esta semana e debateu o assunto com representantes do AA (Alcoólicos Anônimos), do Capes, governo do Estado e comunidades terapêuticas.

O encontro foi o primeiro de vários que acontecerão nos próximos meses pelo Brasil. Com as sugestões coletadas, a comissão poderá elaborar projetos de lei e políticas públicas voltadas para o combate ao uso excessivo do álcool no País.

Os próximos debates acontecem dia 12 de julho, na Assembleia Legislativa de São Paulo, 18 de agosto em Fortaleza (CE), 25 de agosto em Belém (PA) e 15 de setembro em Porto Alegre (RS).
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.