Mara Caseiro comemora instalação da Diocese de Naviraí

Imagem: Mara Caseiro ao lado do governador André Puccinelli e autoridades religiosas.
Mara Caseiro ao lado do governador André Puccinelli e autoridades religiosas.
01/08/2011 - 17:19 Por: Fernanda França - Assessoria de Imprensa    Foto: Neiva Veiga

A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) prestigiou neste domingo (31) a cerimônia de instalação da Diocese de Naviraí, que vai congregar 19 cidades do Vale do Ivinhema e Cone Sul do Estado.

A maior festa católica da história da região Sul de Mato Grosso do Sul contou com a presença do governador André Puccinelli (PMDB) e de mais de 10 mil fiéis.

A comunidade católica de 19 cidades da região Sul e Vale do Ivinhema, composta por 27 padres (10 diocesanos e 17 religiosos), 25 religiosas e 9 seminaristas, formam o território da nova Diocese recém criada pelo Vaticano.

Ela abrange agora as cidades de Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Ivinheira, Japorã, Jataí, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Sete Quedas, Tacuru e Taquarussu, tendo Naviraí como sua base.

O número de católicos que irá abranger a nova Diocese será de 197 mil pessoas.

Durante a cerimônia, foi empossado o primeiro bispo de Naviraí, Dom Ettore Dotti. Participaram ainda da solenidade o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, Dom Vitório Pavanello, bispos de dioceses de Mato Grosso do Sul e do Paraná, além de padres e religiosos das 19 paróquias.

“A nova diocese vai possibilitar maior aproximação entre os fiéis e a igreja, proporcionando também mais agilidade na solução dos problemas”, destacou a deputada católica.

Mara também ressaltou a atuação de Dom Redovino Rizzardo, Bispo de Dourados, na condução dos trabalhos religiosos da região, mas lembrou que ele acabou sobrecarregado a partir do crescimento populacional.

“Ele acabou sobrecarregado como orientador, pacificador e evagelizador, e por isso comemoramos a instalação da Diocese. Dom Redovino foi nosso grande mestre e sempre conduziu os trabalhos com muita responsabilidade, compromisso e serenidade. Agora, esperamos o mesmo do novo Bispo, que ele conduza os trabalhos com o mesmo dinamismo e serenidade”, destacou.

Mara Caseiro afirmou que o novo bispo de Naviraí foi muito feliz em seu primeiro pronunciamento, quando falou sobre a juventude e demonstrou sua preocupação com a família e o resgate dos valores.

“Nesse sentido, me coloco à disposição da igreja e de Dom Ettore Dotti, para juntos trabalharmos pelo bem estar das famílias que integram nossa comunidade”, reforçou.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.