Mara destaca importância de programas de inclusão da juventude

Imagem: Mara Caseiro com autoridades na abertura do evento
Mara Caseiro com autoridades na abertura do evento
19/08/2011 - 20:44 Por: Fernanda França - Assessoria de Imprensa    Foto: Fernanda França

A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) participou nesta sexta-feira (19) da I Conferência Regional do Emprego e Trabalho Decente, que aconteceu no Grand Park Hotel, em Campo Grande.

Durante a solenidade, o ministro Carlos Lupi e o governador André Puccinelli (PMDB) lançaram o portal “Mais Emprego” e o Projovem Trabalhador 2011.

A abertura do evento contou com palestra da diretora da OIT (Organização Internacional do Trabalho) no Brasil, Laís Wendel Abramo.

O debate do Trabalho Decente envolve ações como: geração de trabalho e renda, segurança e saúde no trabalho, combate à discriminação, qualificação profissional, melhores condições de trabalho, a busca por oportunidades de trabalho mais equânimes, com liberdade e abertura à participação e ao diálogo social, bem como a erradicação de formas degradantes de trabalho, como o trabalho infantil, o trabalho escravo ou forçado, e outras práticas espúrias.

Projovem

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, lançou durante o evento o Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã 2011.

O Projovem é um programa do Governo Federal, destinado aos jovens com idade entre 18 e 29 anos, que estejam em situação de desemprego e sejam membros de famílias com renda per capita de até um salário mínimo.

Em Mato Grosso do Sul, o programa será desenvolvido pelo governo estadual, com a meta de qualificar 5.500 jovens de 32 municípios, com um valor de investimento de R$ 10.227.525,00.

A gestão do programa será de responsabilidade da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul).

A deputada Mara Caseiro destacou que, enquanto prefeita de Eldorado, mandato que exerceu por oito anos, implantou o programa “Juventude Cidadã”, que tem o mesmo perfil do Projovem.

"Conseguimos capacitar e fazer a inclusão de nossos jovens no mercado de trabalho”, lembrou.

Mara destacou ainda que já fez indicação, endereçada ao governo do Estado, solicitando que os municípios do Conesul sejam beneficiados com o programa Projovem.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.