Assembleia reforçará pedido por piso salarial dos agentes comunitários

Imagem: Deputada Mara Caseiro fala com a categoria
Deputada Mara Caseiro fala com a categoria
20/08/2011 - 11:05 Por: Fernanda França - Assessoria de Imprensa    Foto: Fernanda França

A Assembleia Legislativa encaminhará um documento à presidente Dilma Rousseff, ao Ministério da Saúde e ao Congresso Nacional para reforçar o pedido de aprovação da medida que define o piso salarial nacional para agentes comunitários de saúde e de combate a endemias.

"Vamos fazer um documento, uma carta aberta, o que for necessário para nos somar e pedir uma atenção especial à causa de vocês", declarou a deputada Mara Caseiro (PTdoB), que representou a Casa ontem (19), durante o seminário promovido pela comissão especial da Câmara dos Deputados para debater a questão.

Participaram do encontro ACS (Agentes Comunitários de Saúde) e ACE (Agentes de Combate a Endemias) de dezoito municípios de Mato Grosso do Sul.

O evento foi coordenado pelo deputado federal Geraldo Resende (PMDB-MS), que faz parte da comissão especial da Câmara que vai proferir um parecer sobre a matéria, oriunda do Senado Federal.

Mara lembrou que implementou o PSF (Programa Saúde da Família) em 2001, no município de Eldorado, onde foi prefeita por oito anos, e pode constatar a imortância do trabalho destes agentes comunitários na prevenção de doenças em toda a comunidade.

O seminário, que aconteceu no auditório da Uniderp, contou com a presença da presidente e da assessora jurídica da CONACS (Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde), Ruth Brilhante e Elane Alves, deputados estaduais e federais, secretários municipais de saúde, sindicalistas, vereadores, técnicos e profissionais da área.

Segundo organizadores, o encontro foi de extrema importância para ampliar o debate sobre o piso salarial dos agentes, ultrapassando os limites de territórios do Congresso Nacional, criando oportunidade para o relator da proposta, deputado federal Domingos Dutra, de agregar novas contribuições para o aprimoramento da proposição.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.