Troca eletrônica de informações dará mais celeridade à Justiça, diz deputada

Imagem: Mara representa Assembleia em evento
Mara representa Assembleia em evento
30/08/2011 - 11:32 Por: Fernanda França - Assessoria de Imprensa    Foto: Fernanda França

A troca eletrônica de informações processuais deve dar maior celeridade à Justiça de Mato Grosso do Sul, afirmou a deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB), que representou a Assembleia Legislativa durante assinatura de acordo de cooperação técnica entre o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e o Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

Durante o evento, que aconteceu no auditório da governadoria e contou com a presença do governador André Puccinelli (PMDB), o acordo foi firmado entre o presidente do TJ, Luiz Carlos Santini, e do TRF3, Roberto Luiz Ribeiro Haddad.

A parceria visa conferir maior efetividade à atividade jurisdicional do Estado, ampliar os resultados institucionais e contribuir para a melhoria da administração da Justiça.

O acordo tem ainda a finalidade de implantar o processo judicial eletrônico e otimizar outras rotinas que envolvam a comunicação processual de dados e informações entre os tribunais.

“Isso dará muito mais celeridade à nossa Justiça, que hoje enfrenta muitas críticas da população por conta da lentidão e burocracia”, comentou Mara Caseiro.

A partir da assinatura deste acordo, serão adotados novos padrões de trabalho que possibilitem a troca de dados e informações relativas a pessoal e estatística, ao desenvolvimento do processo judicial eletrônico nas matérias cíveis, previdenciárias, criminais, de execução fiscal e penal de cada tribunal, e ao cadastramento de processos redistribuídos entre si ou remetidos em grau de recurso, evitando o retrabalho pelo outro tribunal.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.