Em ato político, mulheres afinam discurso em busca de maior representação

Imagem: Mara foi uma das homenageadas pelo PMN
Mara foi uma das homenageadas pelo PMN
12/09/2011 - 11:36 Por: Willams Araújo - Conjuntura Online    Foto: Giuliano Lopes

Homenageadas durante ato político ocorrido na noite de sábado em Campo Grande, a vice-governadora Simone Tebet (PMDB), deputadas estaduais e vereadoras exaltaram o papel da mulher na vida política de Mato Grosso do Sul, mas cobraram maior participação da ala feminina nas eleições.

Promovido pelo PMN Mulher, o ato, denominado “Mulheres fazendo a diferença – o olhar feminino na política” -, reuniu também no salão de eventos Romeu e Julieta, personalidades que ocupam funções de destaque na sociedade do Estado.

Na prática, elas querem maior mobilização de todas não apenas em épocas de eleições, mas uma atuação constante de modo que a mulher amplie sua participação em cargos eletivos e funções públicas de destaque.

Atualmente, a mulher compõe maior percentual no número de eleitores, tanto em Mato Grosso do Sul como em todo o País – mais de 50% do total. No entanto, a ocupação em cargos eletivos ainda é considerada ínfima.

Embora com movimentos acanhados, as mulheres exigem mais vagas nos partidos políticos para participarem das eleições, cujo espaço hoje é de 30% na composição de chapas, conforme determina a legislação eleitoral.

Apesar da exigência, os dirigentes dos partidos sempre têm dificuldade na hora de cobrir a cota destinada à mulher na chapa de candidatos, justamente pelo pouco interesse na participação feminina, muito cobrada pelas detentoras de cargos eletivos.

Organizadora do evento, a presidente do PMN de Campo Grande, Iara Costa, coordenadora de política regional do partido, disse que é preciso que mais mulheres participem da política e contribuam para melhor desempenho nas funções públicas. Segundo ela, apesar de compor o maior contingente eleitoral e do aumento do número de mulheres em cargos eletivos, a representatividade não chega a 25% do total.

A subsecretária de Políticas Públicas para Mulher, Carla Stefanini, lembrou como um dos grandes exemplos de dedicação a conselheira do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Marisa Serrano, que já exerceu vários cargos públicos no Estado, tendo sido secretária estadual de Educação, vereadora e vice-prefeita da Capital, deputada federal e senadora.

Simone Tebet destacou que a mulher tem um olhar diferenciado para a política, o que fica evidenciado no contexto social. Segundo Simone, a mulher não tem que fazer política somente nos partidos, mas em todos os lugares.

Foram homenageadas, além de Simone Tebet, as deputadas estaduais Dione Hashioka (PSDB) e Mara Caseiro (PTdoB), representadas pelas assessoras Rafaela Zimermann e Fernanda França, as vereadoras Magali Picarelli (PMDB), Thaís Helena (PT) e Professora Rose (PSDB), a delegada da Mulher Lúcia Falcão e a conselheira Marisa Serrano, vereadoras de outras cidades, dirigentes municipais, entre outras autoridades do segmento.

Mara e Dione não puderam comparecer devido a compromissos anteriormente firmados em suas bases eleitorais, mas deixaram mensagens de incentivo e apoio à participação feminina na política.

Mara foi a vereadora mais bem votada da história de Eldorado, tendo também presidido a Câmara da cidade. Também administrou o município por dois mandatos, exercendo importantes funções na diretoria da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).

Dione está em seu segundo mandato de deputada e, assim como Mara, faz parte da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

Prestigiaram o ato os deputados estaduais Professor Rinaldo (PSDB) e Eduardo Rocha (PMDB).

VAGAS NOS PARTIDOS

Atualmente, a Reforma Política, em tramitação no Congresso Nacional, já está debatendo a possibilidade de aumentar a participação feminina nas eleições. Atualmente, os partidos têm que reservar 30% das vagas para as mulheres. A proposta na Câmara Federal é que 50% das vagas na Casa sejam destinadas às mulheres. Já no Senado, a intenção é aumentar para 50% a cota para as candidaturas femininas.

Entre os partidos, o PSDB saiu na frente com a ideia de ampliar a participação feminina na política. Em julho passado, o ITV (Instituto Teotônio Vilela) reuniu o PSDB Mulher para debater a participação desse segmento na política, nos estados, na sociedade e no âmbito partidário.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.