Deputada defende implantação de centros públicos para tratar dependentes

Imagem: Mara e Joil durante audiência em Eldorado
Mara e Joil durante audiência em Eldorado
21/09/2011 - 07:40 Por: Fernanda França - Assessoria de Imprensa    Foto: Neiva Veiga

A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) está defendendo a criação de centros públicos estaduais para o tratamento de dependentes químicos. A questão foi levantada durante duas recentes audiências realizadas no Conesul do Estado e abordada ontem (20) pela parlamentar, na tribuna da Assembleia Legislativa.

Os debates ocorreram nos dias 15 e 16 em Eldorado e Naviraí, onde a deputada defendeu não só a criação de espaços públicos de tratamento, mas o apoiamento governamental às comunidades terapêuticas já existentes.

“Essas comunidades fazem hoje o papel social que cabe ao governo, e devem ser apoiadas financeiramente, de forma imediata. A longo prazo, a solução é a criação de uma unidade pública, que trabalhe não só com o tratamento médico e psicológico do dependente, mas de toda sua família”, afirmou, destacando que tanto o governo estadual quanto o federal precisam “ter um olhar mais atencioso para esta questão”.

Pela proposta, estas unidades de tratamento dos dependentes de álcool e drogas devem ser edificadas em pontos estratégicos do Estado.

Outra ideia levantada nas duas audiências públicas é a ampliação do número de jovens atendidos pelo Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), alcançando uma grande parcela das escolas estaduais e municipais de Mato Grosso do Sul.

“Precisamos pensar numa nova maneira, em um novo modelo de prevenção, e este é um excelente programa, que merece ser ampliado”, reforçou a deputada, defendendo, a partir desta proposta, também o aumento do efetivo da PM.

Tempo Integral

A ampliação do número de escolas de tempo integral no estado e das escolas de ensino técnico profissionalizante também foram propostas discutidas durante as duas audiências por profissionais da saúde, educação, segurança pública, e assistência social, entre outras áreas.

O retorno ao estudo e a formação para o mercado de trabalho, na opinião destes especialistas, são formas importantes de ressocializar os dependentes em tratamento.

As audiências públicas no Conesul do Estado, para discutir o enfrentamento às drogas, foram propostas pelos vereadores Joil Moreira Marques e Antônio Carlos Klein, e contaram com a presença de mais de 1200 pessoas nos dois dias.

m Eldorado, prestigiaram o evento o deputado federal Fábio Trad (PMDB), a prefeita Marta Araújo (PDT), vereadores, pastores, padre Marcos Marek Kempski e Marli Aparecida Martins, representante da Comunidade Terapêutica CADRI, que proferiu palestra sobre o tema.

Em Naviraí, estiveram presentes deputado estadual Onevan de Matos (PSDB), vereadores locais, de Itaquiraí e Eldorado, os delegados Venâncio Capucci Neto, Eduardo Rocha, Hudson Parra e Claudia Gerei (Delegacia Especial de Atendimento a Mulher), o presidente do Conselho Municipal Antidrogas, Moacir Andrade, e representantes da prefeitura, associações de bairros, entidades e autarquias, além do presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Moacir Andrade.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.