Mara Caseiro sugere orçamento específico para tratar dependentes

Imagem: Mara propõe aumento de recursos para a saúde e programa "Água para Todos"
Mara propõe aumento de recursos para a saúde e programa "Água para Todos"
03/10/2011 - 15:17 Por: Fernanda França - Assessoria de Imprensa    Foto: Giuliano Lopes

A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) sugeriu hoje (3) a inclusão de recurso específico no Orçamento Geral da União para a prevenção e enfrentamento às drogas no Brasil, assim como a recuperação dos dependentes químicos.

A sugestão foi dada durante audiência promovida pela Comissão Mista de Orçamento para discussão de propostas para o Orçamento Geral da União do próximo ano e Plano Plurianual 2012-2015.

“Há um clamor na nossa sociedade pedindo uma atenção especial com relação aos dependentes químicos, porque quando encontramos o problema, não temos para onde mandar a pessoa, então precisamos de uma atenção especial na prevenção, no tratamento e na ressocialização desse dependente químico”, afirmou a deputada.

Mara Caseiro promoveu recentemente duas audiências públicas para debater o assunto nos municípios de Eldorado e Naviraí. Ela afirma que a preocupação com o combate às drogas deve ser redobrada no Conesul do Estado, já que é uma região de fronteira seca com o Paraguai.

Água para todos

A deputada também sugeriu a alocação de recurso específico no orçamento da União para a criação do programa “Água para Todos”, a exemplo do bem sucedido programa Luz para Todos, que leva rede elétrica a regiões rurais e de assentamentos em todo o País.

Mara Caseiro destacou que um projeto desta natureza seria essencial para atender não só os assentamentos, mas as aldeias indígenas, que hoje sofrem com a falta d`água em vários municípios de Mato Grosso do Sul.

“Neste fim de semana passei por alguns municípios, recebi várias comissões de índios, e um dos clamores é a questão da água nas aldeias. Então acredito que tem que haver um programa específico, que atenda a todos, sobretudo nos assentamentos e aldeias”, reforçou.

Regionalização da Saúde

Durante a audiência, Mara Caseiro também destacou a importância da regionalização da saúde como uma das alternativas para acabar com a superlotação dos hospitais nos grandes centros. Para ela, é necessária atenção especial para esta área na elaboração do Orçamento da União para o próximo ano.

“Não podemos mais fechar os olhos para esta questão. Então quero pedir que a nossa saúde seja olhada nesse orçamento com muita atenção e cuidado. Estamos vendo muita gente morrendo sem assistência médica”, observou.

A audiência que discutiu o Orçamento Geral da União para 2012 foi acompanhada pelo governador André Puccinelli (PMDB), deputados estaduais, federais, senadores e prefeitos, e presidida pelo deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Dos sete relatores setoriais do Orçamento, dois são de Mato Grosso do Sul: deputado federal Edson Giroto (PR) e senador Delcídio do Amaral (PT). Giroto é relator da área temática Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Delcídio da área de Infraestrutura.

Além da destinação de recursos para a saúde, rede de água e recuperação de dependentes químicos, outras sugestões foram apresentadas nesta manhã. Entre elas, investimento nas ferrovias Norte-Sul e Ferroeste, na rodovia Sul-Fronteira, na ponte sobre o rio Paraná e para a inclusão do Pantanal no programa Luz para Todos. Outra reivindicação é a transferência de recursos para o Fundo Estadual para Aquisição de Terras Indígenas.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.