Deputada quer programa habitacional para aldeias indígenas de MS

Imagem: Mara sobe à tribuna para defender habitação nas aldeias
Mara sobe à tribuna para defender habitação nas aldeias
06/10/2011 - 13:24 Por: Fernanda França - Assessoria de Imprensa    Foto: Wagner Guimarães

Após verificar a situação de abandono em várias aldeias de Mato Grosso do Sul, a deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) está solicitando a inclusão no Orçamento Geral da União de verbas para a realização de um grande programa habitacional voltado para os povos indígenas.

O governo do Estado tem priorizado o atendimento especial aos índios, realizando diversos projetos e obras. Mesmo assim, a situação de miséria em algumas aldeias é alarmante.

A Funai (Fundação Nacional do Índio), órgão federal criado com o objetivo de garantir amparo e melhores condições de vida dessa população, tem realizado ações "tímidas" em Mato Grosso do Sul.

A ideia de criar um programa habitacional específico para os povos indígenas foi apresentado pela deputada Mara Caseiro durante recente seminário, ocorrido na Assembleia Legislativa sob o comando da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional.

“Os povos indígenas de Mato Grosso do Sul enfrentam vários problemas, mas a habitação é uma das principais questões a serem resolvidas pelo governo federal”, justificou a deputada.

As ideias apresentadas durante o seminário, que também será realizado em outras capitais brasileiras, deverão influenciar na composição do orçamento para o exercício financeiro de 2012.

Em Mato Grosso do Sul, a população indígena ultrapassa os 54 mil habitantes, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados em 2008.
Várias etnias compõem este grupo, entre elas a Atikum, Guarany [Kaiwá e Nhandéwa], Guató, Kadiwéu, Kamba, Kinikinawa, Ofaié, Terena e Xiquitano.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.