Especialistas debatem amanhã tratamento a dependentes químicos em MS

Imagem: Mara ao lado do promotor Sérgio Harfouche
Mara ao lado do promotor Sérgio Harfouche
20/10/2011 - 16:03 Por: Fernanda França - Assessoria de Imprensa    Foto: Fernanda França

Médicos, psicólogos e assistentes sociais, entre outros especialistas, discutem amanhã (21), na Assembleia Legislativa, o tratamento psicossocial e a saúde dos dependentes químicos em Mato Grosso do Sul.

A audiência pública, que acontece a partir das 13h, no plenário Júlio Maia, foi proposta pela deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB), a pedido do Conselho Estadual Antidrogas.

Duas palestras nortearão os debates. A primeira delas será proferida pelo Dr. Marcos Estevão, mestre em Psiquiatria. Ele é responsável pelo atendimento aos dependentes químicos na Clínica Carandá, em Campo Grande.

A segunda palestra será ministrada pelo promotor de Justiça Sérgio Fernando Harfouche, presidente do Conselho Estadual Antidrogas.

Quatro comunidades terapêuticas também devem participar dos debates, entre elas o Cadri (Centro de Apoio de Dependentes em Recuperação Integrado). A audiência contará ainda com a presença de psicólogos e representantes da Setas (Secretaria de Estado de Assistência Social) e da SES (Secretaria de Estado de Saúde).

De acordo com a deputada Mara Caseiro, a ideia é ouvir as comunidades terapêuticas, entender o mecanismo de atuação destas instituições, e conhecer suas principais dificuldades.

“Queremos ouvir estas comunidades, saber de suas principais dificuldades, e fazer uma análise para poder trabalhar pela melhoria do atendimento a essas pessoas envolvidas com o álcool e as outras drogas”, comentou a parlamentar.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.