Ação em aldeias põe em prática projeto sobre eficiência energética

Imagem: Participantes do projeto durante entrega de cartilhas em aldeia
Participantes do projeto durante entrega de cartilhas em aldeia
20/10/2011 - 16:34 Por: Fernanda França    Foto: Neiva Veiga

O projeto “Educando com Energia”, implementado nas aldeias Sassoró e Jaguapirê, no município de Tacuru, está colocando em prática proposta aprovada recentemente pela Assembleia Legislativa, sobre a eficiência energética.

A lei, de autoria da deputada Mara Caseiro (PTdoB), colaborou com a elaboração do projeto de educação ambiental indígena, que é uma iniciativa da UniEnergy em parceria com a prefeitura municipal e a parlamentar.

O projeto consiste em levar educação ambiental e cidadania às aldeias, por meio de ações envolvendo alunos indígenas da Rede Municipal de Ensino em atividades como leitura, dança e teatro, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis e comprometidos com o meio ambiente.

A cartilha, distribuída nestas aldeias nos dias 17 e 18, foi escrita em português e guarani, e orienta alunos indígenas sobre a preservação do meio ambiente, a economia de água e o uso racional da energia elétrica.

“É um projeto pioneiro, o primeiro do gênero no Brasil a envolver comunidades indígenas em atividades de orientação ambiental”, comentou a deputada.

Além de Mara Caseiro, estiveram presentes na entrega das cartilhas o prefeito Cláudio Barcelos, o vice-prefeito Pedrinho, o secretário de Governo Ilton Martins, o secretário de Educação, Marcos Palhano, e a diretora da UniEnergy, Ieda Mara Leite Anbar, entre outras autoridades.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.