Deputada pede socorro para agricultores atingidos pela seca no Conesul

Imagem: Mara Caseiro defende interesse dos produtores do Conesul
Mara Caseiro defende interesse dos produtores do Conesul
23/02/2012 - 14:57 Por: Fernanda França - Assessoria de Imprensa    Foto: Dunga/Agraer

A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) e o diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), José Antônio Rondão, se reuniram para discutir medidas de socorro aos produtores atingidos pela seca no Conesul do Estado. O presidente da Apel (Associação dos Pequenos Produtores de Fruticultura, Suinocultura e Hortifrutigranjeiros de Eldorado), Roberto Luiz Bottega, também participou do encontro.

Os dois apresentaram a Roldão laudo dos técnicos da Agraer local atestando as perdas dos produtores de Eldorado, Mundo Novo, Japorã, Iguatemi e Itaquiraí. Segundo a deputada, em algumas áreas, houve destruição de até 30% da lavoura.

Mara e Bottega pediram o apoio do diretor da Agraer para que seja decretado Estado de Emergência na região. “Desta forma, os produtores não ficarão inviabilizados nas próximas safras”, enfatizou a deputada, esclarecendo que a medida pode colaborar com a flexibilização de financiamentos bancários, ampliação da carência para pagamento e até redução dos juros.

Calcário

Mara Caseiro também aproveitou a reunião com Roldão para discutir a possibilidade de ampliação do programa estadual que destina calcário aos produtores rurais. Ano passado, por meio de sua interlocução, os agricultores de melancia de Eldorado foram beneficiados com carretas para transportar o insumo.

Com os produtores isentos do frete, a safra da melancia praticamente dobrou em 2011 em relação ao ano anterior. Agora, a ideia é estender este benefício não só para quem planta melancia, mas também aos pequenos produtores de outras culturas, sobretudo dos assentamentos de Eldorado, Mundo Novo, Japorã, Iguatemi e Itaquiraí.

Mara Caseiro também solicitou a Roldão uma reunião com os diretores regionais da Agraer e secretários de Agricultura dos municípios do Conesul, a fim de discutir metas e soluções para os problema que atingem a categoria.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.