Deputados de cinco estados se reúnem para discutir combate às drogas na fronteira

Imagem: Deputados querem debater combate às drogas em Brasília
Deputados querem debater combate às drogas em Brasília
23/02/2012 - 17:34 Por: Fernanda França - Assessoria de Imprensa    Foto: Fernanda França

Integrantes da Frente Parlamentar de Combate às drogas da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul se reuniram hoje (23) à tarde e decidiram marcar um encontro com colegas do Mato Grosso, Paraná, Acre e Rondônia para debater o enfrentamento ao tráfico e à violência na região de fronteira e cobrar ações efetivas do governo federal.

A ideia é dar corpo à discussão sobre a ampliação dos recursos para a prevenção e combate às drogas, além do reaparelhamento da Polícia Federal na divisa com a Bolívia, Paraguai e outros países conhecidos pelo alto índice de comercialização de entorpecentes.

De acordo com a deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB), integrante da Frente Parlamentar, o encontro deverá acontecer na cidade de Cuiabá (MT). Após esta reunião, onde estarão presentes representantes das Assembleias Legislativas dos cinco estados, será formada uma comissão, que vai a Brasília debater a questão.

O objetivo é que estes representantes possam apresentar as demandas dos cinco estados fronteiriços durante reunião com a Secretária Nacional Antidrogas, Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte. Um dos principais questionamentos dos deputados de Mato Grosso do Sul é a exclusão do Estado do Programa Nacional de Enfrentamento ao Crack, que dispõe ao todo de R$ 4 bilhões para investimento em todo o território nacional.

Outro item da pauta é a legalização na Bolívia de carros roubados em território brasileiro. Segundo autoridades locais, os carros do Brasil contrabandeados para a Bolívia são caros e novos, utilizados em sua maioria como moeda de troca para a compra de drogas.

O apoio às comunidades terapêuticas, que promovem tratamento gratuito aos dependentes químicos, também deve entrar na lista de discussões.

Plano Estadual

Antes deste encontro com representantes de outras Assembleias Legislativas, os integrantes da Frente Parlamentar de Combate às Drogas devem agendar reunião com vários secretários de Estado – Saúde, Educação, Assistência Social e Segurança Pública – a fim de discutir o Plano Estadual de Combate às Drogas, que está sendo elaborado.

O objetivo dos deputados é colaborar com a formulação desta importante peça. Tanto a deputada Mara Caseiro quanto o coordenador da Frente Parlamentar, Eduardo Rocha (PMDB), promoveram diversas audiências públicas no ano passado, na Capital quanto no interior, onde o assunto foi exaustivamente discutido.

“Conversamos com os representantes das comunidades terapêuticas, discutimos suas demandas, ouvimos o governo e as várias entidades envolvidas, e por isso estamos mais do que preparados para colaborar com a formulação deste plano estadual”, comentou Mara Caseiro.

Os parlamentares também pretendem cobrar do secretário Wantuir Jacini ações efetivas para elucidar o assassinato do jornalista Paulo Rocaro, ocorrido dia 13 deste mês, em Ponta Porã.

Campanha

Outra pauta debatida na reunião desta tarde é a realização da campanha estadual de combate ao crack, no mês de junho.

A Frente Parlamentar quer encabeçar uma série de eventos, incluindo palestras e confecção de materiais informativos, para que o tema seja amplamente divulgado em Mato Grosso do Sul.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.