Mara Caseiro vai ao Incra reivindicar melhorias para assentamentos do Conesul

04/03/2012 - 15:20 Por: Fernanda França - Assessoria de Imprensa   

A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) foi ao Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) no fim desta semana reivindicar melhorias para assentamentos do Conesul.

Ela esteve acompanhada dos vereadores de Japorã Gil Perin, Nice Ramos, Jair Souza Lima, Leonir Salvador e Enos Góes, que demonstraram preocupação com questões estruturais destes assentamentos.

Um dos assuntos discutidos com a chefe de Divisão de Desenvolvimento de Projetos de Assentamentos, Elizete de Fátima Alexandre, foi o programa Luz para Todos no assentamento Jacob. Das 263 famílias que moram no local, apenas 111 contam com serviço de energia elétrica.

A princípio, Elizete afirmou que existe recurso para este fim, e que pretende verificar internamente como está esta questão. Também se comprometeu em conversar sobre o assunto com o superintendente regional do Incra, Celso Cestari, que não participou do encontro devido a compromissos externos.

Outra questão discutida foi a habitação nos assentamentos do Conesul, o investimento em infraestrutura e o apoio do Incra a projetos de desenvolvimento e diversificação econômica.

“A ideia é fixar o homem no campo, dar ferramentas para que estes assentamentos se fortaleçam e se desenvolvam”, destacou Mara Caseiro, enfatizando a assistência técnica como uma das principais ferramentas neste processo.

Nesse sentido, é de extrema importância a parceria entre o Incra e a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) para executar projetos de desenvolvimento da agroindústria nos assentamentos, agregando valor à produção.

Mara tem participado de constantes reuniões com o diretor da Agraer, José Antônio Roldão, diretores regionais da instituição, vereadores e produtores para discutir estas e outras questões que envolvem o desenvolvimento do setor produtivo no Conesul.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.