Deputada participa da entrega de veículo para proteção às mulheres de Naviraí

Imagem: Mara Caseiro participa de importante entrega de veículos pelo governo
Mara Caseiro participa de importante entrega de veículos pelo governo
05/03/2012 - 14:20 Por: Fernanda França - Assessoria de Imprensa    Foto: Fernanda França

A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) participou na manhã desta segunda-feira (5) da entrega de veículos para oito centros regionais especializados em assistência a mulheres em situação de violência.

Ela destacou o compromisso do Estado com as ações de combate à violência doméstica.

“A entrega destes veículos demonstra o compromisso do governo com o enfrentamento a qualquer espécie de violência dentro dos lares sul-mato-grossenses. Muito ainda precisa ser feito nesse sentido, mas sem dúvidas, cada medida tomada é um grande avanço que precisa ser comemorado”, afirmou.

Nos últimos cinco anos, o governador André Puccinelli (PMDB) já apoiou iniciativas como a assinatura, em março de 2009, do Pacto Nacional de Enfrentamento da Violência contra a Mulher, a realização de campanhas contra a violência que têm sido desenvolvidas no Estado, a estruturação com veículos e equipamento de todas as Delegacias da Mulher, ocorrida no ano passado, além da própria criação da Subsecretaria da Mulher da Promoção da Cidadania, hoje presidida por Carla Stephanini.

“De forma pródiga e persistente, a equipe da Subsecretaria tem trabalhado por recursos. E quando eles são poucos aqui, tem sido proficiente em buscar recursos em outras fontes”, afirmou o governador. “A entrega destes veículos é o resultado do trabalho de toda essa equipe”, reforçou.

Prefeitos das sete cidades que fecharam as parcerias garantindo a implantação dos novos centros, e mais o município de Naviraí, que está em fase de implantação, também mereceram agradecimento especial do chefe do Executivo. André lembrou que as instalações foram feitas com a parceria da União e do Estado e que as prefeituras têm agora a importante participação na manutenção dos recursos humanos que atuarão nessas unidades.

Na ocasião, Puccinelli também defendeu o aumento da participação feminina na vida pública, pedindo que esse direito, que já é garantido por lei, receba, na prática, a adesão das mulheres.

Tomando como exemplo áreas profissionais onde o número de mulheres cresceu muito em algumas décadas, o governador enfatizou que é preciso o mesmo avanço na vida pública.

“Quando estudei Medicina, na minha turma eram 17 calouras em um grupo de 158 futuros médicos. Hoje, praticamente empata, e em algumas especialidades, até ultrapassa, principalmente naquelas em que a sensibilidade, o olho clínico da mulher são mais necessários. Infelizmente, na lide política, apesar dos 30% de obrigatoriedade [de mulheres candidatas nas chapas], elas não participam”, lamentou.

A deputada Mara Caseiro também reforçou a necessidade de maior participação feminina na vida pública. “Há mulheres competentes em todas as áreas do conhecimento, mas precisamos ocupar cada vez mais espaços de poder, ocupar cargos onde as decisões importantes para nosso Estado e nosso País são tomadas”, completou.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.