“Não podemos ser frouxos e permitir a descriminalização das drogas”, diz Mara Caseiro

Imagem: Mara discursa contra a descriminalização das drogas
Mara discursa contra a descriminalização das drogas
18/06/2012 - 18:43 Por: Fernanda França - Assessoria de Imprensa    Foto: Fernanda França

A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) participou nesta segunda-feira (18) da abertura da 14ª Semana Nacional Antidrogas e protestou contra a descriminalização das drogas até o limite do uso pessoal, conforme projeto da Comissão Especial de Juristas, que elabora o anteprojeto do novo Código Penal.

Pelo texto, salvo prova em contrário, será presumido que se destina a uso pessoal uma quantidade de substância entorpecente encontrada com o usuário que represente consumo médio individual de cinco dias.

“Não podemos ser frouxos e permitir que as drogas sejam descriminalizadas. Não só os políticos, mas toda a sociedade precisa se mobilizar e repudiar esta proposta”, afirmou, durante discurso.

Para ela, haverá um verdadeiro genocídio se este tipo de regulamentação ocorrer no Brasil. A deputada propôs que o evento seja concluído com uma moção de repúdio a esta possibilidade de descriminalização das drogas, assunto que será tema de debate durante toda a Semana Nacional Antidrogas. O evento acontece na Câmara Municipal de Campo Grande de amanhã (19) até o dia 26.

Mara concluiu seu pronunciamento elogiando a atuação do presidente do Conselho Estadual Antidrogas, promotor de Justiça Sérgio Harfouche, no trabalho de resgate dos valores da família e da escola como forma de combate ao envolvimento de jovens e adolescentes com substâncias ilícitas.

O discurso da debutada sobre a descriminalização das drogas foi reforçado por várias lideranças presentes, principalmente pelo deputado federal Fábio Trad (PMDB). Para ele, se o Brasil permitir o que ele classifica de absurdo, “vai estar parindo um Estado de zumbis como cidadãos”.

O vereador Herculano Borges (PSC) reforçou a necessidade de apoio do governo às comunidades terapêuticas, sobretudo as vinculadas a instituições religiosas, não só pelo trabalho que fazem de recuperação dos viciados, mas do resgate de sua autoestima e relação com a família.

O evento prossegue durante a semana com palestras, exposição antidrogas, caminhada e incineração de entorpecentes, entre outras atividades.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.