Mara Caseiro defende equipe multidisciplinar para evitar atos de violência nas escolas

Imagem: Mara Caseiro defende equipe multidisciplinar para evitar atos de violência nas escolas
Mara Caseiro defende equipe multidisciplinar para evitar atos de violência nas escolas
03/07/2012 - 12:22 Por: Fernanda França - Assessoria de Imprensa    Foto: Giuliano Lopes

A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) defendeu hoje (3), na tribuna da Assembleia Legislativa, a contratação de equipes multidisciplinares como ferramenta no combate à violência nas escolas de Mato Grosso do Sul.

Ela citou o caso do diretor morto a tiros por um aluno na escola Luiz Carlos Sampaio, no distrito de Nova Casa Verde, município de Nova Andradina, como crime que poderia ser evitado se os transtornos comportamentais anteriores do adolescente infrator tivessem sido levados mais a sério.

Delmiro Salvione Boni, de 55 anos, foi assassinado por um aluno de 16 anos que já apresentava problemas anteriores de comportamento. Conforme informações extraoficiais, ele estava proibido de frequentar a escola, mas conseguiu voltar a estudar por determinação judicial.

Outro caso citado por Mara Caseiro foi o esfaqueamento de um professor no mês de abril deste ano, também por um aluno. O crime ocorreu na escola estadual José Barbosa Rodrigues, no bairro Universitário, em Campo Grande.

“O aluno do distrito de Nova Andradina já era problema, mas o que foi feito? Por que não analisaram o motivo de sua agressividade? É por isso que digo que as escolas precisam contar com equipes multidisciplinares, com psicólogos, assistentes sociais, pessoas que junto com os professores percebam estes transtornos comportamentais e talvez consigam evitar este tipo de crime bárbaro, que tirou a vida de um pai de família”, declarou.

Para a deputada, a contratação destes profissionais nas escolas de Mato Grosso do Sul depende da união de todas as forças políticas e governamentais do Estado.

“É preciso a união dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário para encontrar soluções para esta questão. Não podemos ver a coisa acontecer a nada fazer”, finalizou.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.