Lideranças de Naviraí discutem segurança na fronteira com secretário e comandante da PM

Imagem: Coronel David ouviu o pleito da comunidade
Coronel David ouviu o pleito da comunidade
28/02/2013 - 13:15 Por: Fernanda França - Assessoria de Imprensa    Foto: Fernanda França

Lideranças de Naviraí reuniram-se hoje (28) com a deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB), o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, e com o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Carlos Alberto David dos Santos, na tentativa de encontrar alternativas para a onda de violência que se instalou na região de fronteira com o Paraguai.

Além de crimes como o tráfico de drogas e os roubos e furtos a residências e lojas comerciais, uma questão que preocupa bastante são os veículos, principalmente caminhonetes, que estão sendo arrastados para o País vizinho.

Apolônio Cândido dos Santos, Joyce Maria, Claudionor dos Santos, Ruth Lopes e Dalmo Freitas Barbosa, respectivamente presidentes dos bairros Harry Amorim Costa, Ipê, Odércio Nunes de Matos, João de Barro e Eucalipto, expuseram a situação que a comunidade enfrenta, como escassez de efetivo, viaturas, armas e novas delegacias.

Jacini informou que a Enafron (Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras) já recebeu recursos iniciais para a aquisição de viaturas, equipamentos de informática, mobiliário e comunicações, visando equipar a polícia que atua na fronteira. Em contrapartida, o governo do Estado fará concurso com vagas para as 44 cidades que estão localizadas nessa faixa.

De acordo com o secretário, essas são medidas que funcionam, mas a médio e longo prazo. Enquanto isso, as forças especiais como o DOF (Departamento de Operações de Fronteira) atuam ostensivamente nesses municípios, incluindo Naviraí, visando coibir o crime organizado.

Jacini explicou ainda que os policiais já têm conhecimento detalhado sobre a quadrilha que atua na região roubando e furtando caminhonetes, e que um trabalho de inteligência está sendo realizado para prender os marginais. “Só vamos ter sossego quando tirarmos de circulação essa quadrilha”, afirmou.

No dia 7 de março, conforme o secretário, haverá reunião na governadoria com os CGIs (Gabinetes de Gestões Integradas), cujos pólos estão concentrados nas cidades de Naviraí, Corumbá, Ponta Porã e Jardim. Durante o encontro, novas ações e recursos para a segurança pública devem ser anunciados.

Durante reunião no Comando-Geral da PM, coronel David admitiu que a falta de efetivo é um problema importante, mas ressaltou que uma força-tarefa está atuando em Naviraí, e permanecerá no município por tempo indeterminado para conter a criminalidade.

Um concurso para a contratação de novos soldados também será anunciado. Entretanto, o número de vagas ainda está em processo de negociação.

Para finalizar, ele se comprometeu a visitar Naviraí nos próximos dias, onde deve se reunir com as lideranças de bairro com o objetivo de encontrar soluções para a segurança pública da região.

Mara Caseiro avaliou a reunião como positiva e destacou que agora esses líderes de bairro terão um posicionamento mais concreto para levar à comunidade.

“Tanto o secretário quanto o comandante da PM nos colocaram a par das medidas que estão sendo tomadas, e prometeram todo apoio à nossa região. Achei o encontro positivo e continuo à disposição para levar os pleitos de nossa comunidade ao governo do Estado”, finalizou.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.