Cinco municípios podem fazer consórcio para incrementar economia com a pesca

Imagem: Mara Caseiro comanda reunião na superintendência da Pesca de MS
Mara Caseiro comanda reunião na superintendência da Pesca de MS
22/03/2013 - 11:33 Por: Fernanda França - Assessoria de Imprensa    Foto: Valéria Corrêa

Cinco municípios da região central do Estado – Corguinho, Bandeirantes, Rochedo, Rio Negro e Jaraguari, podem formar um consórcio, visando atuar na atividade pesqueira e incrementar a economia dessas cidades.

A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB), terceira vice-presidente da Assembleia Legislativa, promoveu esta semana reunião sobre esse assunto com o superintendente da Pesca em Mato Grosso do Sul, Luiz David Figueiró. Também participaram do encontro o prefeito de Corguinho, Dalton de Souza Lima (PMDB), e os vereadores Jair Cáceres Silveira (PDT) e Militão Antônio de Andrade (PDT).

O prefeito de Corguinho explicou que a formação desse consórcio já é uma ideia em desenvolvimento, e que vai procurar os administradores das outras cidades para dar prosseguimento ao projeto.

Mara Caseiro informou que já agendou na superintendência uma palestra, proferida por técnicos do órgão, para os pequenos produtores da área rural dessa região, além dos moradores de assentamentos. O objetivo é esclarecer o caminho a ser percorrido para a instalação dos tanques escavados nessas propriedades, assim como linhas de financiamento e outros benefícios concedidos pelo governo para essa atividade.

De acordo com a deputada, a palestra deve acontecer no dia 20 de abril, em local a ser agendado.

“Será uma boa oportunidade para os moradores da área rural, que podem lucrar muito e ajudar a diversificar a economia desses municípios”, afirmou a parlamentar.

Mara Caseiro tem buscado informações sobre a atividade pesqueira e trabalhado para incrementar a renda dos moradores da área rural de diversos municípios de Mato Grosso do Sul, sobretudo após a visita do ministro da pesca, Marcelo Crivella, ao Estado.

Conforme a deputada, somente por meio do Plano Safra da Pesca, mais de 5 mil famílias estão sendo beneficiadas. “Temos a certeza de que essa é uma atividade importante, que pode transformar pescadores artesanais em aquicultores, o que também colabora para a preservação das espécies em nossos rios”, concluiu.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.