Deputada e prefeitos do Conesul pedem a ministra intercessão pelo fim dos conflitos por terras

Imagem: Classe política pede socorro pelo fim dos conflitos por terras em Mato Grosso do Sul
Classe política pede socorro pelo fim dos conflitos por terras em Mato Grosso do Sul
01/04/2013 - 15:53 Por: Fernanda França - Assessoria de Imprensa    Foto: Chico Ribeiro

A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) e prefeitos do Conesul do Estado pediram na manhã desta segunda-feira (1º) que a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, interceda em Brasília por uma solução que coloque fim na briga por terras entre índios e fazendeiros.

Também participaram das discussões o governador André Puccinelli (PMDB), o senador Delcídio do Amaral (PT-MS), o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Douglas Figueiredo (PSDB). A reunião aconteceu logo após o Encontro Estadual de Prefeitos e Prefeitas com Órgãos Federais.

Na prática, a classe política de Mato Grosso do Sul está pedindo socorro à ministra, na tentativa de conter o agravamento da situação pelas constantes invasões de terras na região.

Mara Caseiro lembrou à ministra que uma equipe do governo federal já realizou audiência em Campo Grande, visando compreender melhor a situação das invasões no Estado e encaminhar providências. Depois disso, ficou acertado que qualquer decisão a ser tomada teria o aval de todas as partes interessadas. Mesmo assim, três novas portarias da Funai (Fundação Nacional do Índio) foram baixadas após a visita dos técnicos do governo a Mato Grosso do Sul.

A deputada também disse a Ideli Salvatti que a Funai e as ONG’s internacionais têm dado um enfoque distorcido à questão, na qual os produtores rurais, que têm a titulação das terras, aparecem sempre como “bandidos”.

“O que está havendo aqui é uma grande injustiça, pois a Funai diz que determinada terra é indígena, mas diz isso baseada em que? Essa instabilidade jurídica ocasionada pelos conflitos precisa ter fim, porque corremos o risco de perder mais vidas nessa batalha, vidas de índios e de não índios”, afirmou a parlamentar.

A ministra se comprometeu em conversar com os técnicos do governo envolvidos com a questão da demarcação de terras consideradas indígenas, na tentativa de buscar uma solução para o conflito.

“A ministra disse que vai fazer o possível, vai conversar com a equipe, para ver de que forma ela pode ajudar”, detalhou Mara Caseiro.

Participaram da reunião os prefeitos de Sete Quedas, Casé (PMDB), Amambai, Sérgio Barbosa (PMDB), Novo Horizonte do Sul, Nilza Ramos (DEM), Paranhos, Júlio César de Souza (PDT), Eldorado, Marta Araújo (PT), Naviraí, Léo Mattos (PV), Tacuru, Pedrinho Rodrigues (DEM), Juti, Isabel Cristina Rodrigues (DEM), e de Coronel Sapucaia, Nilcéia Alves de Souza (PR).
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.