Em audiência no Conesul, Mara Caseiro acusa Funai de incitar guerra no campo

Imagem: Deputada Mara debate questão indígena em Tacuru
Deputada Mara debate questão indígena em Tacuru
08/04/2013 - 17:10 Por: Assessoria de Imprensa    Foto: Neiva Veiga

A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) participou no fim de semana de audiência pública em Tacuru sobre a questão da invasão de terras consideradas indígenas, principalmente na região do Conesul do Estado.

Durante o evento, foi discutida a intenção da Funai (Fundação Nacional do Índio) de criar 39 novas áreas indígenas em 28 cidades de Mato Grosso do Sul, e com isso despejar famílias que possuem títulos legítimos das terras, alguns há mais de 100 anos.

A deputada acusou a Funai de incitar uma verdadeira guerra no campo, ao colocar índios contra produtores rurais.

“Alertei a ministra Ideli Salvatti sobre o risco de uma guerra ser deflagrada no campo, pois a atitude da Funai de demarcar novas áreas indígenas em terras produtivas coloca índios contra produtores rurais. Muitos, até para defender o patrimônio da família, estão se armando e o risco de uma guerra sangrenta é iminente. Temos de agir com responsabilidade e com bom senso”, afirmou.

A deputada fez questão de enfatizar que todos são importantes nesse contexto, ou seja, tanto índios quanto os produtores, e que é preciso agir com muito cuidado nessa questão.

“Não é tomando terras com títulos legítimos que vamos resolver a questão indígena”, disse a deputada, afirmando que “até assentamentos de agricultura familiar estão na mira de novas áreas indígenas, então não é um problema que atinge apenas grandes e médios produtores rurais”, reforçou.

Mara apoiou ainda o pronunciamento do senador Rubens Figueiró, que pediu a extinção da Funai e indicou a criação de uma secretaria para cuidar dos assuntos relacionados aos índios.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.