Mara Caseiro representa Assembleia em encontro de gestores da Cultura

Imagem: Mara Caseiro representou a Assembleia durante o evento
Mara Caseiro representou a Assembleia durante o evento
16/04/2013 - 13:06 Por: Fernanda França - Assessoria de Imprensa    Foto: Fernanda França

A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa, representou a Casa nesta manhã (16) no I Encontro de Gestores Públicos de Cultura do Mato Grosso do Sul, que acontece no Teatro Aracy Balananian, em Campo Grande.

O evento tem por objetivo reunir prefeitos e gestores da cultura dos 79 municípios para disponibilizar informações referentes às oficinas, editais e projetos da Fundação de Cultura do Estado, possibilitando maior acesso e interação entre os municípios.

Mara Caseiro elogiou o trabalho do presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros, que, de acordo com ela, “faz milagre com poucos recursos” e garante a promoção da cultura do Estado em nível nacional e internacional.

Para a deputada, a cultura não promove apenas o resgate histórico de um povo ou de uma região, mas tem papel fundamental na geração de emprego e renda.

“Daí a importância desse segmento, que faz com que nossas vidas sejam transformadas, que os jovens muitas vezes esqueçam das drogas e venham ter uma vida mais descente”, afirmou.

Mara Caseiro destacou ainda que eventos como esse são oportunidades preciosas para os gestores coletarem informações e subsídios para melhorar a cultura em seus municípios.

“É nesse sentido que chamo atenção de vocês. Procurem ouvir, tirar dúvidas, porque hoje para fazer uma boa administração é preciso ter conhecimento, se qualificar, se capacitar, é isso que faz a diferença”, concluiu.

O encontro, que acontece hoje e amanhã na Capital, contemplará os seguintes temas: Sistema Estadual e Municipal de Cultura, o Perfil do Gestor Público e a Gestão do Patrimônio Cultural no Brasil, este último proferido pelo diretor do Departamento Material do IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Andrey Rosenthal Schlee.

O Sistema Nacional de Cultura e suas diretrizes também constam da programação. O tema será abordado pelo representante da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Pedro Ortale.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.