Secretaria de Educação detalha projetos em reunião na Assembleia

Imagem: Mara Caseiro comandou reunião com a secretária adjunta de Educação
Mara Caseiro comandou reunião com a secretária adjunta de Educação
16/07/2013 - 16:12 Por: Fernanda França    Foto: Fernanda França

A secretária adjunta de Educação de Mato Grosso do Sul, Scheila Vendrami, participou na tarde desta terça-feira (16) de reunião na Assembleia Legislativa para tratar de projetos e obras que estão em desenvolvimento pelo governo do Estado.

O encontro, que aconteceu na sala da Presidência, foi comandado pela presidente da Comissão de Educação da Casa, deputada Mara Caseiro (PTdoB), e também contou com a presença do tucano Rinaldo Modesto, do petista Laerte Tetila e do deputado Osvane Ramos (PTdoB), além de técnicos do governo.

Na ocasião, representantes da pasta apresentaram dados importantes relativos à reforma e ampliação das unidades de ensino, construção de quadras cobertas, projetos complementares e educação profissionalizante.

Conforme a secretária adjunta, o governo do Estado já reformou 222 escolas das 362existentes. Ela também ressaltou que a falta de regularização de alguns prédios acaba impossibilitando o inicio das obras. O governo federal, de acordo com Scheila Vendrami, tem contribuído bastante com a construção de novos laboratórios de matemática, química e física.

Ao detalhar questões relativas ao ensino profissionalizante, a secretária adjunta destacou a adesão do Estado ao Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) em 2012, o que resultou em 5075 vagas em todo o Estado para cursos técnicos.

Scheila Vendrami ressaltou que o ensino técnico vem crescendo muito em Mato Grosso do Sul desde 2007, e hoje há 52 cursos em funcionamento nas modalidades integrado, concomitante e subsequente.

Outro projeto desenvolvido em parceria com o governo federal é o “Mais Educação”, que leva lazer e esporte aos alunos da rede pública.

DROGAS

A deputada Mara Caseiro aproveitou a presença da subsecretária para questionar sobre a realização de projetos de combate às drogas nas escolas, assim como a contratação de equipes multidisciplinares para cuidar da juventude como um todo.

Por enquanto, não há recursos orçamentários para esta finalidade, mas a entrada de drogas nas escolas, de acordo com a secretária, tem sido combatida com afinco.

“Toda vez que há algum caso, alguma suspeita, o diretor da escola nos comunica e logo entramos em contato com o coronel Davi, da PM, ou com o secretário Wantuir Jacini, da Segurança Pública, e a atuação é reforçada imediatamente, até com profissionais à paisana”, explicou.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.