Mara Caseiro diz que jovens saem politizados do projeto Parlamento Jovem

Imagem: Mara Caseiro destaca atuação da Assembleia no projeto Parlamento Jovem
Mara Caseiro destaca atuação da Assembleia no projeto Parlamento Jovem
05/11/2013 - 11:47 Por: Fernanda França    Foto: Patrícia Mendes

A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) destacou nesta terça-feira (5) a importância do Parlamento Jovem, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Para ela, os jovens participantes “saem politizados do projeto”.

Em sua quarta edição, o Parlamento Jovem promove hoje eleições com a participação de 11 colégios estaduais e 6 particulares. Ao todo, 32 candidatos concorrem às vagas, sendo 16 de cada sexo.

A eleição é coordenada pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) com a utilização de urnas eletrônicas. O resultado deve ser divulgado até o dia 5 de dezembro. Entre os dias 9 e 13 do próximo mês, os eleitos passarão por processo de qualificação com técnicos do Legislativo. A diplomação e posse devem ocorrer no dia 20 de fevereiro de 2014.

“Esses jovens saem daqui sabendo como acontecem os trabalhos no Parlamento, porque quando estão lá fora, não têm a ideia certa de como funciona nossa atuação. Aqui, eles constatam que existem políticos sérios, que trabalham pelo desenvolvimento de nosso Estado”, declarou Mara Caseiro, parabenizando o deputado Antônio Carlos Arroyo (PR) pela iniciativa e a Escola do Legislativo pelo desenvolvimento do projeto.

O Parlamento Jovem foi criado em 2005 e já capacitou 90 deputados estudantes. Ele tem por objetivo formar e promover a consciência política e a liderança de jovens e adolescentes no âmbito do Legislativo Estadual. O projeto dispõe de 24 vagas, com o mesmo número de suplentes. O tempo do mandato é de um ano.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.