Deputados querem reunião com autoridades para debater invasões

Imagem: Mara Caseiro e Zé Teixeira querem reunião para discutir invasões
Mara Caseiro e Zé Teixeira querem reunião para discutir invasões
06/11/2013 - 12:29 Por: Fernanda França    Foto: Fernanda França

Os deputados estaduais Zé Teixeira (DEM) e Mara Caseiro (PTdoB) apresentaram na manhã desta terça-feira (6) requerimento solicitando à Mesa Diretora que convoque reunião com representantes dos poderes e instituições competentes visando debater a questão das invasões de terras consideradas indígenas em Mato Grosso do Sul.

A reunião esperada pelos parlamentares deve ser agendada em caráter de urgência, conforme o requerimento. O documento será encaminhado à secretaria de Estado de Segurança Pública, à superintendência da Polícia Federal, ao comandante da Força Nacional de Segurança, aos diretores da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) e Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária).

“A ideia é debater formas de impedir novas invasões no Estado e discutir maneiras de agilizar as reintegrações de posse já expedidas”, detalhou Mara Caseiro.

Ontem, a deputada também foi à tribuna falar sobre o assunto. Ela propôs que as Assembleias Legislativas brasileiras e o Congresso Nacional tranquem a pauta de votações até que esta questão seja solucionada.

A declaração foi feita depois da manifestação, ocorrida sábado (2) em Japorã, com a presença de ruralistas não só de Mato Grosso do Sul, mas também do Paraná e Santa Catarina, que pediram a imediata reintegração de posse nas 14 fazendas invadidas pelos índios Guarani Kaiowá na região.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.