Amarildo Cruz cobra ações afirmativas de inclusão para negros
Deputado Amarildo Cruz
13/05/2010 - 11:43
Por: Adriano Furtado
Foto: Higa
Segundo o parlamentar, "os brasileiros foram criados acreditando que 13 de maio de 1888 seria a data da libertação dos escravos em ato generoso assinado pela Princesa Isabel, mas a realidade é que os negros hoje são herdeiros da escravidão do passado".
Amarildo relembrou que no final da década de 70, o movimento negro organizado no Brasil transformou a data da abolição no Dia Nacional de Luta Contra o Racismo, como forma de "levar o país a se reencontrar com sua história e debater a situação atual dos negros, que são maioria entre as classes econômicas mais miseráveis".
O deputado lembrou a lei de sua autoria que criou a Medalha de Zumbi dos Palmares, entregue às personalidades que se destacam na promoção da igualdade racial, e a lei que instituiu o sistema de cotas nos concursos públicos do Estado.
Amarildo também cobrou sensibilidade do Poder Executivo para a sanção do projeto aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa transformando o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, em feriado estadual.
O parlamentar afirmou ainda que a abolição da escravatura no Brasil está inconclusa porque faltam iniciativas que garantam a inclusão e citou estatística apontando que apesar de 52% da população brasileira ser de negros, apenas 5% deles estão representados em bancos de universidades.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.