Deputada reivindica custeio de partos e nomeação de defensor em Eldorado

Imagem: Mara Caseiro reivindica benfeitorias para o município de Eldorado
Mara Caseiro reivindica benfeitorias para o município de Eldorado
08/04/2014 - 16:08 Por: Fernanda França    Foto: Patrícia Mendes

A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) encaminhou duas reivindicações que beneficiam a população do município de Eldorado. A primeira diz respeito ao custeio de partos cesáreos e foi enviada ao governador André Puccinelli (PMDB) e ao secretário de Estado de Saúde, Antônio Lastória.

Recentemente, a vereadora Maria Aparecida Dacal ocupou a tribuna da Câmara para solicitar parceria entre o estado e o município de Eldorado em favor do custeio dos partos cesáreos das gestantes de alto risco. O grande problema é que, durante toda a gestação, elas são atendidas pelo médico obstetra do Posto de Saúde Central, mas, no momento de fazer o parto, precisam ir a Mundo Novo, onde acabam tendo seus bebês com médicos desconhecidos.

De acordo com Mara Caseiro, isso gera um enorme desconforto para estas gestantes, além de muita insegurança.

“O obstetra que atende a gestante durante o acompanhamento sabe todos os detalhes e os cuidados que precisa ter durante o parto, além de ter maior intimidade com a mulher, o que a deixa mais segura e tranquila. Portanto, é de suma importância a realização deste convênio para atender as mulheres gestantes de Eldorado”, justificou.

Defensoria

Mara Caseiro encaminhou ainda ao Defensor Público Geral do Estado, Paulo André Defante, pedido de nomeação de um Defensor Público para atender a Comarca de Eldorado. A reivindicação é dos vereadores Maria Aparecida Dacal, Joil Moreira Marques, Fabiana Maria Lorenci, José Anacleto da Silva, José Martins e Antônio Jorge dos Santos.

Para a deputada, a Defensoria Pública é uma verdadeira política pública de inclusão social, na medida em que permite àqueles que necessitam dos serviços por ela prestados “a igualdade de acesso à justiça, garantindo que não fiquem à margem de seus direitos".

Ainda de acordo com ela, a população de Eldorado está se sentindo abandonada, uma vez que é composta por maioria de pessoas de baixo poder aquisitivo, que não podem arcar com as despesas de custas e honorários de advogado, tendo como opção apenas a Defensoria Pública para resolver suas questões.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.