Deputada quer sinalização para deficientes visuais nos terminais de Campo Grande

Imagem: Mara Caseiro quer facilitar a vida dos deficientes visuais
Mara Caseiro quer facilitar a vida dos deficientes visuais
20/05/2014 - 16:40 Por: Fernanda França    Foto: Patrícia Mendes

A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) está solicitando à prefeitura de Campo Grande a sinalização para deficientes visuais nos terminais de ônibus urbanos, por meio da instalação de piso tátil.

O expediente, apresentado em plenário durante a sessão desta terça-feira (20), foi encaminhado ao secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação da Capital, Semy Ferraz.

A proposta, que é uma parceria de Mara Caseiro e da deputada estudante Amanda Delgado, tem o objetivo de proporcionar segurança aos deficientes visuais que utilizam o transporte público da cidade.

“A dificuldade dos deficientes visuais é muito grande, principalmente nos terminais onde há grande tráfego de pedestres, sobretudo nos horários de pico, em que há formação de tumulto nas entradas dos ônibus. Isso tudo acaba dificultando ainda mais a localização e deslocamento de quem não enxerga”, justificou Mara Caseiro.

De acordo com ela, devido à falta dessa sinalização especial, os deficientes visuais estão sempre dependendo da ajuda de acompanhantes ou de outras pessoas solidárias.

Mais de 409 mil pessoas que moram em Mato Grosso do Sul possuem algum tipo de deficiência visual, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), elaborado em 2010. Mesmo com as legislações que dispõe sobre a acessibilidade – Norma 9050 ABNT e Decreto Federal 5.296 de 2 de dezembro de 2004 – pouco tem sido feito para facilitar a locomoção do deficiente visual.

“A instalação do piso tátil nos terminais daria maior independência a esses usuários, facilitando o deslocamento destas pessoas”, finalizou.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.