Modernizar as câmaras é a proposta do Interlegis

Imagem: José Alexandre Girão da Silva
José Alexandre Girão da Silva
20/05/2010 - 11:31 Por: Juliana Turatti    Foto: Giuliano Lopes

Nesta quinta-feira (20/05), o Diretor da Secretaria Especial do Interlegis (SINTER), José Alexandre Girão da Silva, apresentou o Programa Interlegis II que tem como objetivo modernizar as câmaras legislativas para os representantes das câmaras municipais do Estado.

O programa Interlegis foi criado pelo Senado há 12 anos e essa é sua segunda fase. A primeira fase visava modernizar, apoiar e integrar as assembleias legislativas do país e o Distrito Federal para desenvolverem com mais eficiência e transparências as atividades administrativas e legislativas.

Já a segunda fase tem a finalidade modernizar as câmaras municipais nos mesmos pilares que foram desenvolvidos a primeira fase, que são a tecnologia, a informação, a capacitação e a comunicação. Conforme dados apresentados, entre os problemas enfretados pelo legislativo, estão a falta de independência da Câmara em relação ao Poder Executivo Municipal e a falta de recursos humanos, financeiros, materiais e de tecnologia.

Para a vereadora Rosângela Rodrigues dos Santos, de Sidrolândia "é importante a modernização não só na área de informática, mas a capacitação dos funcionários e dos vereadores para um melhor desempenho de suas atividades."

O Programa Intelegis II, tem como meta alcançar o total de 700 câmaras até 2011 para integrar o poder legislativo na esfera federal, estadual e municipal.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.