Presidente da CEF diz que banco consolida desenvolvimento

Imagem: Maria Fernanda recebeu homenagem do dep. Amarildo
Maria Fernanda recebeu homenagem do dep. Amarildo
26/05/2010 - 21:23 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Roberto Higa

A presidente nacional da Caixa Econômica, Maria Fernanda Ramos Coelho, recebeu na noite desta quarta-feira (25), durante sessão solene na Assembleia Legislativa, o título de cidadã sul-mato-grossense. Natural de Recife (PE) e jornalista por formação, ela é funcionária do banco há 26 anos.

Maria Fernanda detalhou o histórico da instiuição, criada no dia 12 de janeiro de 1861 pelo decreto n° 2.723, assinado por Dom Pedro II, e que este ano inicia as comemorações dos 150 anos de fundação.

A presidente da Caixa dedicou a homenagem aos mais de 80 mil funcionários do banco em todo o Brasil. Segundo ela, a instituição atua em todas as cadeias produtivas, com as menores taxas do mercado, e contribuiu decisivamente para a superação da crise econômica internacional. "Enquanto alguns restringiram empréstimos, a Caixa injetou bilhões, reduziu juros, o que foi fundamental naquele momento e consolidou o atual ciclo de desenvolvimento", disse.

Maria Fernanda informou que a CEF concentra 73% do volume do crédito habitacional brasileiro e, hoje, firma pelo menos 4200 contratos diariamente para a aquisição da casa própria. Lembrou que o banco operacionaliza o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Minha Casa Minha Vida, ambos do Governo Federal.

A presidente também destacou a atuação dos gestores públicos para trazer recursos ao Estado. "Mato Grosso do Sul tem tido a capacidade de se inserir de forma propositiva em várias esferas, como o setor habitacional", enfatizou.

Além dela, foram homenageados, por iniciativa do deputado Amarildo Cruz (PT), o superintendente da CEF em Mato Grosso do Sul, Paulo Antunes de Siqueira, Carlos Augusto Borges, vice-presidente de Atendimento, Jorge Fontes Hereda, vice-presidente de Governo da CEF, e os funcionários Milena Vieira Pinheiro, José Victório Carrilho, José Zani Carrascosa, Maricelma Vila, Maior Zapata, Pedro Ricardo da Silva, David Melgarejo, Cícero Roberto dos Santos e Izabel Fernandes Alavarenga. Ubiratan Rebolças Chaves não pôde comparecer e enviou representante à solenidade.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.