Mães recebem orientação sobre formação da personalidade

Imagem: Dra. Tânia Maura Barbosa
Dra. Tânia Maura Barbosa
31/05/2010 - 10:44 Por: Fernanda Monteiro    Foto: Higa

A qualidade das relações entre pais e filhos exerce uma influência determinante na formação psicológica das crianças até, mais ou menos, sete anos de idade. Apostando nisso, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul promoveu para as mães funcionárias a palestra “Formação da Personalidade”.

Para falar sobre o assunto foi convidada a mestre em psicologia e especialista em psicoterapia pelo Instituto de Psicoterapia da Infância e Adolescência de São Paulo, Dra. Tânia Maura Barbosa. “Espero que os pais entendam a dinâmica das várias fases infantil para que criem adultos saudáveis”, esclarece.

E mais. A partir dos primeiros meses de vida, os pais e responsáveis pela criação e educação das crianças devem dedicar toda a atenção ao desenvolvimento de sua auto-estima. É imprescindível estimular, elogiar, motivar, para que as crianças construam sua personalidade com base no amor próprio. São igualmente nocivas a indiferença, a rejeição e as desqualificações como as chacotas.

Nesse processo de determinante para o comportamento continua valendo a máxima: dizer sim sempre que possível e não sempre que necessário.

A palestra realizada no auditório do Centro de Saúde encerrou as comemorações do mês das Mães.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.