Mato Grosso do Sul pode ganhar hospitais para tratar dependentes

Imagem: Deputado Antônio Carlos Arroyo
Deputado Antônio Carlos Arroyo
01/06/2010 - 10:21 Por: Adriano Furtado    Foto: Chileno

Mato Grosso do Sul poderá ganhar hospitais para o tratamento de dependentes químicos. O líder do PR na Assembleia Legislativa, deputado Antônio Carlos Arroyo, apresentou nesta terça-feira, dia 1º de junho, projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a implantar e instalar as unidades hospitalares, através da Secretaria Estadual de Saúde.

O desenvolvimento do programa específico de tratamento dos usuários de drogas poderá ser por meio de convênios com entidades públicas e particulares. Pela proposta, o tratamento deverá ser com aplicação terapêutica médica, psicológica, psiquiátrica, com a internação de pacientes e tratamento ambulatorial. O Poder Executivo também poderá firmar convênio com o Ministério da Saúde e receber doações para a implantação das unidades.

"O grave problema dos dependentes químicos é tratado por ONGs que estão ocupando, meritótiamente, o papel do estado. É primordial que o poder público se empenhe diretamente e com o profissionalismo que o caso exige, sem conotação de crenças filosóficas, para que o atendimento seja amplo e não seletivo", justifica Arroyo.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.