Marun critica ataque contra frota humanitária promovido por Israel

Imagem: Deputado Carlos Marun
Deputado Carlos Marun
01/06/2010 - 12:04 Por: Adriano Furtado    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Carlos Marun (PMDB) classificou o Estado de Israel de "organização terrorista" no uso da tribuna nesta terça-feira, 1º de junho, durante as Explicações Pessoais. O parlamentar comentou o ataque das forças israelenses ao grupo de seis navios que transportava mais de 750 pessoas com ajuda humanitária para a Faixa de Gaza. O ataque ocorreu em águas internacionais no Mar Mediterrâneo.

Marun criticou a ocupação do território palestino. "Israel humilha e escraviza a nação palestina", afirmou o peemedebista. A frota levava 10 mil toneladas de ajuda humanitária e, segundo Israel, não acatou o bloqueio imposto. Pelo menos 10 ativistas teriam sido mortos no ataque classificado de "brutal" por diversos líderes mundiais.

Marun contou que se encontrou recentemente com o líder Mahmoud Abbas e que o palestino demonstrou estar interessado na paz e no fim das agressões mútuas. "Tem gente em Israel que se diverte com a morte de palestinos", disse Marum. O parlamentar elogiou a atitude do governo brasileiro que repudiou o ataque.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.